Para que serve o Código de Cores?

Para que serve o Código de Cores?

No modo digital, todos os rádios DMR tem um recurso conhecido como Código de Cores que na verdade é um padrão ETSI/DMR.

Em um rádio ou repetidor DMR, existe um campo chamado código de cores que permite a seleção de 0 a 15. Um rádio que foi programado com o código de cor 1 não será capaz de transmitir em um repetidor configurado com o código de cor 2 e assim por diante. Um rádio pode ser configurado com vários códigos de cores, um para cada canal. Um repetidor só pode ser configurado com um código de cor.

O código de cores é útil porque pode evitar que rádios de um site ou sistema façam roaming por engano para outro site ou sistema que usa as mesmas frequências. Embora haja atividade do sistema vizinho, o rádio irá ignorar todas as transmissões do outro sistema porque tem um código de cor diferente.

Isso também é útil para sistemas de repetidores que que precisam ter a mesma frequência para duas licenças na mesma região. O técnico simplesmente precisa programar código de cores diferentes, seria parecido com o CTCSS ou CDCSS num sistema analógico, mas isso não impede que uma interfira na outra.

Existe evidentemente uma limitação nestes dois sistemas, pois haverá degradação da qualidade do áudio, que será interferente, onde ambos sinais estarão presentes no receptor dos rádios.

Os rádios DMR também podem ser configurados para evitar outros sistemas que usam a mesma frequência. No Software de Programação, é possível definir o Critério de Admissão de Transmissão com o Código de Cores Livre. Isso só permitirá que o rádio transmita se não houver sinal ou se o sinal presente na frequência de recepção tiver o mesmo código de cor.

Em canais simplex que empregam Modo Direto de Capacidade Dupla, o código de cor 15 é reservado para sinalização de sincronização entre rádios, então devemos usar somente os códigos de 0 a 14.

Embora seu uso não seja esse, o código de cores não se destina a isso, serve mais como um mecanismo para evitar acessos não permitidos, mas não quer dizer que uma escuta com instrumento adequado, não seja capaz de descobrir o código correto.

Para isso o ideal seria o uso das chaves RAS ou a Criptografia Básica, que abordaremos em outra publicação.

Ronaldo Wilmann Cidade

Diretor Técnico
CFT 49160290030
 

Ainda não é associado?

Caso queira ser associado, basta enviar um email para contato@aerbras.com.br informando:

Nome da Empresa, CNPJ, Website, E-mail Corporativo e Nome do Representante junto à Aerbras.

Vale lembrar que as mensalidades estão suspensas por tempo indeterminado, sendo assim sua associação é gratuita.

A AERBRAS

Rua Nossa Senhora da Lapa, 671
1º andar – Lapa, São Paulo, SP
Brasil | CEP 05072-900

Fale Conosco