Por Domingos Ribeiro

Confira as principais estratégias para retenção de clientes

A crise e a recessão do mercado já não são mais novidades no cenário empresarial brasileiro. Por isso, fidelizar a base de clientes é mais importante do que nunca, e isso pode ser possível através da Experiência com o cliente.

Atualmente, grande parte das empresas bem-sucedidas investem  em estratégias de experiência com o cliente, utilizando uma abordagem de cima pra baixo e priorizando o conhecimento dos funcionários, através de ferramentas que possam contribuir para que o trabalho seja feito de maneira mais eficiente, capacitando-os para que se tornem defensores da marca.

A experiência do cliente abrange todo o relacionamento dele com sua empresa. Esse relacionamento pode durar apenas um telefonema ou vários anos. Por isso, fornecer práticas consistentes, contextualizadas e pessoais por diversos canais é determinante em todos os pontos de contato com o cliente.

Confira algumas sugestões de como melhorar a estratégia para retenção de clientes:

Segundo Mary Wardley, analista do IDC, “O mercado altamente competitivo da atualidade demanda que as organizações criem situações atraentes, que permitam que elas se aproximem do cliente e reduzam os problemas no ciclo de vida da interação, melhorando a satisfação do cliente e a eficiência”.

Texto baseado no Artigo – IDC: Oferecendo suporte às iniciativas do cliente por produtividade e processo.

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